Parcerias

Sendo um programa de Mestrado, o METSI tem como base fundamental uma formação académica sólida. No entanto, este é um curso que não se poderia realizar apenas dentro das paredes da Universidade. Para poder atingir os seus objetivos, o METSI foi concebido de modo a funcionar em forte integração com todo o ecossistema de empreendedorismo. Pretende-se assim que os alunos se integram o mais possível nesse ecossistema, tendo oportunidade de perceber o seu significado, a sua abrangência e a dimensão do conhecimento, experiência e contactos que nele estão disponíveis.

Para melhor enquadrar esta proximidade ao meio, o METSI desenvolveu um programa de parcerias com entidades diversas, desde grandes empresas a startups ou entidades de apoio ao empreendedorismo. Estas colaborações enquadram a realização de diversos  tipos de atividades conjuntas, desde a participação de mentores externos no acompanhamento dos projetos, a vinda de palestrantes para partilharem as suas experiências, a realização de workshops temáticos ou a realização de eventos conjuntos. Espera-se que os próprios alunos se organizem na promoção destas atividades conjuntas com todo o meio envolvente, assumindo um papel ativo na promoção de atividades de networking e colaboração, desenvolvendo contactos e conquistando assim o seu próprio lugar na comunidade de empreendedorismo.

quadro de parceiros.png

Empresas

As competências do empreendedorismo são cada vez mais vistas como um elemento de inovação nas empresas. Além disso, empresas já com presença no mercado tem um capital de experiência e contactos que é extremamente relevante para novos empreendedores.

Startups

Quem está ainda na fase startup tem já a experiência de passar pelo processo mas tem também a possibilidade de partilhar de uma forma única a experiência concreta e diária dos desafios do empreendedorismo.

Entidades Parceiras

O ecossistema é cada vez mais rico e variado e felizmente há cada vez mais entidades envolvidas na promoção do empreendedorismo e que por isso mesmo são nossos parceiros naturais.

logoA Startup Braga é uma aceleradora e incubadora de startups que tem tido um importante papel na dinamização do empreendedorismos nacional. Na esfera daquilo que é a comunidade Startup Braga, existe uma experiência acumulada de criação e mentoria de startups que é uma importante mais-valia para todo o ecossistema e também para o METSI. A parceria com o METSI irá ser bastante abrangente, incluindo a colaboração na organização de eventos, o apoio de mentores nos projetos do curso, a promoção de pequenos módulos formativas e o acesso dos alunos à própria comunidade Startup Braga.

logo-BICO BICMINHOCentro Europeu de Empresas e Inovação é uma instituição sem fins lucrativos certificada pela União Europeia para a promoção do Empreendedorismo e a Inovação, através do apoio à criação de novas empresas (start-ups) e à modernização e internacionalização das pequenas e médias empresas (PME). Centro de competências por excelência, com forte know-how e experiência em gestão empresarial, o BICMINHO trabalha ao serviço do interesse público, disponibilizando um conjunto alargado de serviços de orientação, apoio e acompanhamento técnico especializado. O objetivo é claro: transformar ideias inovadoras em projetos empresariais viáveis, bem-sucedidos e sustentáveis. Com os empreendedores e com as empresas, o BICMINHO está a construir, para a Região e para Portugal, um futuro suportado na inovação, na competitividade e no sucesso empresarial.

tecminho-promove-gestoA TecMinho é uma unidade de interface da Universidade do Minho especialmente vocacionada para a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos. A TecMinho é também bastante ativa na promoção do empreendedorismo, desenvolvendo há já vários anos diversas iniciativas nesse contexto, com especial destaque para o IdeaLab e para a gestão do programa de spin-offs da Universidade do Minho. A colaboração com o METSI irá incidir sobretudo na oferta de pequenos módulos formativas em áreas nas quais a TecMinho tem já grande experiência, como, por exemplo, a propriedade intelectual, modelos de criação de empresas ou instrumentos de financiamento.

LOGO YMEA Young Minho Enterprise (YME) é a júnior empresa da Universidade do Minho. Com o objetivo de dar um complemento prático à formação académica dos estudantes, a YME desenvolve serviços na área da consultoria e na organização e gestão financeira de eventos. A YME desenvolve também atividades de promoção do empreendedorismo como o Startup Pirates @Braga. A colaboração entre o METSI e a YME estará focada na organização de atividades e na promoção do networking entre alunos METSI e alunos de outras áreas com igual interesse pelo empreendedorismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Muito mais do que uma enorme paixão pela tecnologia