Aprender Fazendo

Este programa de Mestrado baseia-se no principio de que no ensino do empreendedorismo deve ser dada mais importância a metodologias de aprendizagem assentes na realização de atividades concretas, por oposição a um ensino mais conceptual.
Para corresponder a este desafio pedagógico, o plano de estudos contempla duas UC de projeto, uma em cada um dos semestres do primeiro ano, em que o aluno tem oportunidade de aplicar, num contexto de uma atividade com alguma complexidade, as práticas associadas à formação em empreendedorismo, bem como alguns dos conceitos, métodos e ferramentas apresentados nas restantes UC. As duas UC de projeto são autónomas quanto aos projetos a realizar, mas apresentam em comum um conjunto de princípios e uma continuidade ao nível dos temas abordados.

Ambas as UC de projeto irão funcionar segundo o princípio de que os projetos serão também o contexto central de ligação à comunidade e em particular ao ecossistema de empreendedorismo. Assim, os projetos irão enquadrar atividades como a colaboração com mentores externos, palestras convidadas, visitas a incubadoras, organização de meetups para networking ou genericamente atividades de análise de mercado que implicarão contactos frequentes com potenciais clientes ou parceiros de um determinado projeto de negócio. Os projetos servirão também para enquadrar módulos formativos em temas mais específicos de relevo para o empreendedorismo, mas que não se enquadrem devidamente nas UC existentes, como, por exemplo, Propriedade Intelectual, Pitching, Lean Startup, ou como atrair investimento.

No último semestre e meio do curso, correspondente a 45 créditos de formação, o estudante realizará também o seu projeto de empreendedorismo. Este projeto não visa necessariamente criar uma empresa mas consiste no desenvolvimento de todas as atividades necessárias para a concepção, validação e planeamento de um negócio assente em tecnologias e serviços de informação. O resultado final é um documento de base para um plano de negócios que apresente uma fundamentação aprofundada dos diversos elementos desse plano e elemento de validação sustentados por uma validação de mercado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Muito mais do que uma enorme paixão pela tecnologia